Durante o feriado prolongado, o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) realizou uma extensa série de visitas a sete municípios do interior do estado. A jornada que foi cumprida com a Superintendência Federal de Pesca do Amazonas (SFPA), teve como objetivo principal apresentar o novo programa “Pesque Brasil”, que veio para desburocratizar a vida dos pescadores, e a analisar a situação da estiagem e das queimadas, que levaram Manaus a figurar como a segunda cidade com pior qualidade do ar no mundo, perdendo apenas para algumas regiões da Índia, e saber de que forma isso vem impactando a vida da população que vive na floresta.
O deputado compartilhou suas impressões no Instagram: “Viajar pelo interior do Amazonas neste momento me causa um misto de felicidade e tristeza. Felicidade porque eu amo estar em contato com os homens e mulheres que trabalham tão bravamente e carregam consigo a essência do que é ser um amazônida. Já a tristeza vem da constatação de como essa seca está castigando nossa população, nossos rios e prejudicando aquela que é uma das atividades econômicas mais importantes para o estado: a pesca.”
Sidney demonstrou seu apreço pela comunidade pesqueira e a relevância do segmento na região, afirmando que os pescadores são responsáveis por fornecer mais de 60% de todo o pescado consumido no Brasil. Junto com Algemiro Lima, superintendente da Pesca no Amazonas, o deputado percorreu os municípios do interior para conversar com as colônias de pescadores e ouvir suas dificuldades em meio à seca.
“Tem sido uma verdadeira maratona, mas daquelas que a gente sabe que vale a pena. Reunimos com as colônias e os pescadores e pescadoras que tem sofrido nesse momento de estiagem severa. A determinação do ministro André de Paula é estarmos cada vez mais proximos de quem tem os rios como seu sustento e dar tudo o suporte necessário”, afirmou o superintendente.
Durante essas visitas, foram discutidas soluções para os desafios causados pela estiagem, e apresentado também o novo aplicativo de cadastro para pescadores, além das medidas emergenciais de antecipação e parcelas extras do Seguro Defeso anunciadas pelo governo federal em função da vazante. Também foram abordadas iniciativas para anistiar pescadores com empréstimos junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas.
A agenda incluiu visitas a diversas cidades como, Beruri, Manacapuru, Anori e Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Borba e Apuí onde pôde interagir diretamente com pescadores e pescadoras enfatizando seu compromisso com a categoria, assegurando que está comprometido em superar os desafios que a seca tem apresentado.
O parlamentar anunciou ainda que destinará emendas para a construção de uma fábrica de gelo em Manicoré, município que tem grande importância na produção pesqueira, além de ressaltar que recursos destinados para pavimentar o centro da cidade já foram liberados.
Humaitá será o último município visitado pela comitiva que encerrará as atividades no próximo domingo, dia 15/10.
+++++++