O conselho é constituído por representantes de diversas entidades públicas e tem o intuito de garantir políticas públicas e defesa às mulheres
Criado através da lei Municipal 852/2022, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) teve a posse do colegiado na sexta-feira, dia 25, em cerimônia realizada no Centro do Idoso Pastor Lessa. O vereador e Presidente da Câmara Municipal, Mateus Assayag, representou o prefeito Bi Garcia no ato e assinou o termo de posse.
Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação (SEMASTH ), o CMDDM tem competências fiscalizadoras, consultivas e deliberativas com a questão de gênero.
O CMDDM tem a finalidade de elaborar e implementar, em todas as esferas do município, políticas públicas sob a ótica de gênero, garantindo a igualdade de oportunidade de direito entre mulheres e demais órgãos, assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania.
O conselho tem um colegiado de 40 conselheiras entre titulares e suplentes. A primeira dama e deputada estadual eleita Mayra Dias prestigiou a solenidade ao lado da secretária da Semasth, Zeila Cardoso, e demais representes de várias associações de mulheres de Parintins.
“É extremamente importante a Prefeitura somar forças. A Câmara dá as mãos para que se tenha mais envergadura, para que se tenha um alcance muito maior nessa luta diária das mulheres contra a violência física e de todas as formas que possam acontecer”, disse Mateus.
A deputada estadual eleita Mayra Dias enalteceu a importância do conselho. Ela parabenizou a luta feminina e assegurou que na assembleia legislativa será defensora dos direitos da mulher.
+++++++