A administração atual de Rorainópolis faz parte do arco de aliança política do senador Mecias de Jesus
Rorainópolis, segundo maior município de Roraima se encontra no caos. Ao chegar na cidade pela rodoviária, o descaso e abandono assusta desde a primeira impressão.
Distante a 130 km de Boa Vista, a única forma de ter acesso a Rorainópolis é pela estrada, porém, a atual gestão não tem priorizado a segurança e as condições básicas para os trabalhadores e turistas que convivem ou passam pelo local, resultando em um ambiente insalubre que, além de não ter um funcionário responsável pela limpeza do ambiente, não há também um banheiro em funcionamento. E para completar o medo e a revolta daqueles que fazem uso da rodoviária, a segurança não se faz presente nem quando, sob perigo, a polícia é acionada.
Um vídeo que viralizou na internet, mostra uma trabalhadora revoltada com a falta de segurança básica e de limpeza, e denuncia que a prefeitura alega não ter condições de colocar alguém para limpar. Além da sujeira que é obrigada a suportar, a mulher conta que quando se sentiu ameaçada e ligou para a polícia, ninguém apareceu:
Gestão municipal
Com uma população acima de 32 mil habitantes, Rorainópolis se encontra atualmente na gestão do prefeito Alessandro Daltro Souza, conhecido como Pinto do Equador (Republicanos), quem até outubro de 2023 era vice de Leandro Pereira, que por sua vez renunciou ao cargo de prefeito em meio a escândalos de atrasos de salários de servidores do município e, o mais recente, suspeita de fraudes e contratos superfaturados que o levou a ser indiciado junto de mais seus servidores e três empresários pela polícia federal, conforme uma publicação no site G1 no dia 03/10/2023, onde aponta que os valores chegam a R$ 3.999.778,00.
Aliados
Apontada como tutelada de um grupo envolvido em vários escândalos políticos, Rorainópolis faz parte do Sul de Roraima onde as cidades, cujos os prefeitos fazem parte do mesmo grupo, encontram rastro de descaso e abandono com toda a população.