6 de fevereiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Apoio à luta indígena: a importância do ATL na defesa dos povos do Brasil – FAS

12/04/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Apoio à luta indígena: a importância do ATL na defesa dos povos do Brasil - FAS

Reivindicar das autoridades públicas o cumprimento das garantias constitucionais e fortalecer a luta por justiça socioambiental e pela vida. Essa é a essência do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do país, que segue até esta sexta-feira, 11 de abril, em Brasília (DF). Coordenada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a 21ª edição tem como tema “Apib somos todos nós: Em defesa da constituição e da vida”, celebrando os 20 anos de atuação da entidade.

A manifestação reúne milhares de lideranças e organizações indígenas de todo o Brasil – e até de outros países –, unidas na resistência contra diversas ameaças socioambientais, como a Tese do Marco Temporal (prevista na Lei 14.701/2023) e a exploração de combustíveis fósseis na Foz do Amazonas.

Além disso, o movimento busca reforçar a luta por direitos constitucionais e humanitários, como a urgência na demarcação de terras e a promoção de uma transição energética justa.

Uma das organizações que apoia o ATL é a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio do Programa do Protagonismo Indígena (PPI). Há mais de 17 anos, a instituição desenvolve projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e à valorização de povos e comunidades tradicionais da região.

Rosa dos Anjos, gerente do PPI e indígena do povo Mura, ressalta que o ATL vai além da presença física: é preciso compreender e vivenciar seus verdadeiros propósitos.

“O objetivo principal não é só ter uma manifestação onde todos os povos estejam. O nosso verdadeiro sentido de fazer essa mobilização é a luta pelo direito e pela vida”, reforça. “Que não sejamos só ouvidos, mas que seja levado em consideração nosso modo de vida, nosso modo de pensar e a nossa luta. Cada dia nossos direitos estão sendo violados, nossos parentes que defendem os seus territórios estão sendo mortos. Para nós, cada parente que se vai é como um pedaço do mundo que se acaba”, declarou Rosa.

A Amazônia continua enfrentando desafios ambientais significativos. Apesar da redução de 64,26% no desmatamento em fevereiro, a região ainda perdeu 80,95 km² de vegetação, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nos anos de 2023 e 2024, foram registrados 321,97 km² e 226,51 km² de área desmatada, respectivamente.

Toda essa destruição abre caminho para outros impactos negativos, como queimadas, garimpo ilegal, invasões e conflitos por terras.

Outro ponto central do ATL é a construção de pautas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém (PA). Rosa enxerga a participação como uma oportunidade estratégica de articulação com outros atores.

“Daqui vão sair os principais encaminhamentos de como nós queremos ser ouvidos, como queremos estar inseridos e dizer que como a gente não quer nem mais uma gota de sangue derramada. Nós queremos estar na COP, falando por nós, dizendo como nós queremos ser tratados. Nós já estamos falando isso há muito tempo [sobre mudanças climáticas], mas não fomos ouvidos. Hoje nós queremos fazer, pois sabemos que a resposta somos nós”, finalizou a coordenadora da FAS.

O superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, reforça o espaço crescente que os povos indígenas têm conquistado e como é fundamental sua participação e contribuição não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ele espera que essas vozes sejam ouvidas durante a COP 30 e que as soluções – tanto baseadas na natureza quanto nas pessoas – sejam valorizadas, já que as ações propostas pelos povos indígenas representam uma esperança concreta de futuro melhor.

“Eu vejo, do ponto de vista macro, um avanço enorme de legitimidade para os povos indígenas, do reconhecimento dos direitos e, ao mesmo tempo, dos benefícios que os povos indígenas geram para todos nós, brasileiros e moradores do planeta, porque as florestas que estão em Terras Indígenas, na média, são as que estão em melhor estado de conservação da biodiversidade e, portanto, dos serviços ecossistêmicos que são produzidos por estas florestas. Então, é muito valioso para o Brasil o papel dos povos indígenas”, afirma.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Créditos de imagem: Divulgação/FAS


ShareTweetShareShare

Leiam também

“Tudo o que fizemos teve como único protagonista o povo do Amazonas”, destaca governador Wilson Lima durante leitura da Mensagem Governamental na Aleam

“Tudo o que fizemos teve como único protagonista o povo do Amazonas”, destaca governador Wilson Lima durante leitura da Mensagem Governamental na Aleam

fevereiro 6, 2026
0

Prestação de contas apresentou avanços especialmente na saúde e na segurança pública, além de investimentos em educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico...

MP apura déficit no quadro de enfermeiros do único hospital de São Gabriel da Cachoeira

fevereiro 6, 2026
0

Em 2025, 200 atendimentos foram afetados pela ausência de profissionais Denúncias relacionadas ao atendimento no Hospital de Guarnição de São...

Governador Wilson Lima destaca trabalho em conjunto com vice-governador Tadeu de Souza para avanço na saúde no interior

Governador Wilson Lima destaca trabalho em conjunto com vice-governador Tadeu de Souza para avanço na saúde no interior

fevereiro 5, 2026
0

Governador e vice participaram da abertura dos trabalhos legislativos da Aleam, na qual foi apresentado balanço da gestão desde 2019...

Obras históricas são destaques durante leitura de mensagem pelo governador Wilson Lima na Aleam

Obras históricas são destaques durante leitura de mensagem pelo governador Wilson Lima na Aleam

fevereiro 4, 2026
0

Governador pontuou investimentos em infraestrutura, saneamento, mobilidade e na política habitacional do estado Durante a leitura da Mensagem Governamental na...

Ministério Público fortalece rede de proteção animal e amplia ações em todo o Amazonas

fevereiro 4, 2026
0

Projetos, parcerias institucionais e atuação de Promotorias reforçam o compromisso do MPAM com o bem-estar animal e a saúde pública...

MPAM acompanha situação do lixão de Iranduba e cobra destinação adequada dos resíduos

fevereiro 3, 2026
0

Promotoria requisitou fiscalização do Ipaam, enquanto monitora ações para implantação de aterro sanitário no município Como parte do acompanhamento das...

Next Post
Em agenda de prestação de contas, deputado Roberto Cidade reafirma compromisso com o município de Autazes

Em agenda de prestação de contas, deputado Roberto Cidade reafirma compromisso com o município de Autazes

Últimas do Metrópoles

Idosa com câncer terminal sofre ameaças de morte do próprio filho. Veja vídeo

Homem foi preso e irá responder por ameaça, violência doméstica e violação de domicílio por ameaçar e abusar da mãe, [...]

Kristen Stewart diz ser "assombrada" por Diana após filme Spencer

Kristen Stewart afirmou sentir a presença da princesa Diana após interpretá-la nos cinemas, no filme Spencer [...]

Irmã de Pétala Barreiros usa áudio de Lívia Andrade para ironizá-la

Yanka Barreiros publicou vídeo irônico com áudio antigo de Lívia Andrade nas redes [...]

Lula critica PL da Dosimetria e compara Bolsonaro a “cachorro louco”

Presidente também criticou possibilidade de o Congresso Nacional derrubar o veto ao PL da dosimetria [...]

Ana Maria Braga se emociona ao lembrar aniversário de Tom Veiga

Tom Veiga, que dava vida ao papagaio Louro José, morreu em 2020 e completaria 53 anos nesta sexta-feira (6/2) [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS