No ano de 2021, a principal vicinal de Alto Crato, em seus pontos mais críticos, recebeu cascalhos para melhoria do tráfego
Únicos acessos terrestres de áreas produtoras aos municípios do Amazonas, os ramais sofrem desgaste natural e se tornam intrafegáveis no período de chuvas. Com o programa ‘SOS Vicinal’, a prefeitura de Humaitá junto com o governo do estado investirá R$ 5 milhões para tornar essas vias seguras ao tráfego de veículos e possibilitar o escoamento de produtos da agricultura familiar e extrativismo.
Nesta quarta-feira, 22, acompanhado de vereadores, o prefeito Dedei Lobo foi acompanhar a retomada das obras que visam dar trafegabilidade na comunidade da vicinal de Alto Crato, em Humaitá (a 695 quilômetros de Manaus). “Agradeço ao governador Wilson Lima pela obra e parceria. Estamos no verão em nossa região e nosso trabalho é fazer a correção de alguns trechos de ramais, de vicinais onde há produção agrícola e atividade pecuária, corrigir uma ladeira, uma ‘costela de vaca’, trocar uma ponte, dar condições de trafegabilidade para essas vias, para facilitar a vida de quem está produzindo aqui e oferecendo melhor qualidade de vida”, disse Dedei.
O programa também inclui o Anel Viário de Humaitá, que possibilitará a circulação de veículos pesados sem entrarem na sede do município. “É uma obra de infraestrutura importantíssima, já visando esse aumento significativo de transporte de grãos e de animais”, disse Dedei.
Ao desviar do perímetro urbano de Humaitá, os veículos pesados que transportam soja pela BR-319 (Manaus-Porto Velho) e pela BR-230 (Rodovia Transamazônica) deverão ter maior rapidez no escoamento da produção. A intervenção terá 11,58 quilômetros e interligará a BR-319 ao porto graneleiro da cidade.
Morador da vicinal de Alto Crato, Pastor Marcelo disse que todos que moram no ramal sofrem muito no inverno. “A dificuldade em chegar na beira do lago é muito grande. Muitas das vezes vamos de canoa levar parte da colheita, sendo que temos um ramal. Penso que essa obra é uma benção para todos que moram aqui”, disse.
+++++++