23 de novembro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Interior do AM

Exército dos EUA participará de exercício militar inédito na Amazônia a convite do Brasil

07/10/2017
em Interior do AM
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
davi1.jpg

Tropas americanas foram convidadas pelo Exército brasileiro a participar de um exercício militar na tríplice fronteira amazônica entre Brasil, Peru e Colômbia em novembro deste ano.

Segundo o Exército, a Operação América Unida terá dez dias de simulações militares comandadas a partir de base multinacional formada por tropas dos três países da fronteira e dos Estados Unidos.

Descrita pelas Forças Armadas como uma experiência inédita no Brasil, a base internacional temporária abrigará itens de logística como munição, aparato de disparos e transporte e equipamentos de comunicação, além das tropas. O Exército afirma que também convidou “observadores militares de outras nações amigas e diversas agências e órgãos governamentais”.

A operação é parte do AmazonLog, exercício militar criado pelo Exército brasileiro a partir de uma atividade feita em 2015 pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Hungria, da qual o Brasil participou como observador.

O Exército brasileiro negou que a atividade sirva como embrião para uma possível base multinacional na Amazônia, como aconteceu após o exercício da Otan citado como base para a atividade.

“Não. Ao contrário da Otan, a qual é uma aliança militar, o trabalho brasileiro com as Forças Armadas dos países amigos se dá na base da cooperação”, responderam porta-vozes do Exército.

“Com uma atividade como essa, busca-se desenvolver conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver confiança mútua”, afirmou a corporação.

Apesar do ineditismo do comando multinacional na região amazônica, esse não é o primeiro exercício mútuo entre as Forças Armadas de Brasil e EUA no país. No ano passado, por exemplo, as Marinhas das duas nações fizeram uma atividade preparatória para a Olimpíada no Rio de Janeiro, envolvendo treinamentos com foco antiterrorismo.

Entre as metas da operação Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro para treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB).o prevista para novembro, segundo o Exército brasileiro, estão o aumento da “capacidade de pronta resposta multinacional, sobretudo nos campos da logística humanitária e apoio ao enfrentamento de ilícitos transnacionais”.

A operação vem no esteio de uma série de novos acordos militares pelas Forças Armadas de Brasil e Estados Unidos e visitas de autoridades americanas a instalações brasileiras com o objetivo de “reaproximar” e “estreitar” as relações militares entre os dois países.

TRÍPLICE FRONTEIRA

 

A base da atividade será a cidade de Tabatinga (AM), que faz fronteira com Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru)

A reportagem visitou a região no início desse ano – na ocasião, militares e policiais federais disseram que não são capazes de evitar a realização de atividades ilícitas como tráfico de armas e drogas pelos imensos rios da região.

Mas apesar de citar crimes transfronteiriços nos documentos do Amazonlog, o Exército afirmou que o foco da atividade é de preparação para situações humanitárias.

Questionada pela reportagem sobre como as Forças Armadas dos EUA poderiam apoiar o Brasil em áreas como violência e tráfico de drogas, armas e pessoas, a embaixada americana afirmou que “o Brasil é um parceiro confiável e respeitável”, que as forças armadas dos dois países “têm áreas de conhecimento e experiência que compartilham rotineiramente umas com as outras” e que “a maioria das atividades bilaterais de cooperação em defesa entre nossas forças armadas são trocas entre especialistas”.

“É um exercício inédito no âmbito da América do Sul. É a primeira vez que vamos montar uma base logística internacional”, diz o general Teófilo Gaspar de Oliveira, responsável pelo Comando Logístico da Força, em Brasília, e um dos organizadores do AmazonLog.

“Um dos objetivos é fazer uma fiscalização maior na região e criar uma doutrina de emprego para combater os crimes transfronteiriços, que afetam aquela região na famosa guerra de fronteira que hoje alimenta a nossa guerra urbana existente nos grandes centros”, afirma o general, em vídeo promocional do evento.

PREFEITOS DE TABATINGA E BENJAMIN CONSTANT

Os prefeitos de Tabatinga, Saul Bemerguy e Davi Bemerguy, de Benjamin Constant, estiveram ontem, 06, em Brasília, em reunião com coordenador geral de logística do exército, general Teófilo, e também com o general de brigada, comandante Barros, que estará em Tabatinga no período de 6 e 13 de novembro, onde será instalada uma base multinacional no território brasileiro da Tríplice Fronteira entre Tabatinga (Amazonas/Brasil), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru) que abrigará munição, equipamento de disparos e de comunicação.

Para o prefeito Davi Bemerguy, de Benjamin Constant, o encontro dessas forças do exército, considerando que a região do Alto Solimões é bastante frágil considerando o vazio demográfico que existe com a grande extensão territorial de suas fronteiras, “é salutar e muito bem-vinda. Precisamos dos olhos do mundo aqui, disse o prefeito referindo-se a questão de segurança nacional.

Para o prefeito Saul Bemerguy, da vizinha cidade de Tabatinga, local onde o evento será sediado, o exercício em conjunto é encarado como base para futuros acordos bilaterais entre Brasil e EUA. “Nosso país precisa guarnecer nossas fronteiras e os americanos, com suas técnicas, podem nos ajudar nisso encarando os desafios quase instraponíveis de nossas fronteiras com dimensões continentais”, avaliou o prefeito.

 

O QUE É O AMAZONLOG

O AMAZONLOG é um Exercício de Logística Multinacional Interagências inédito na América do Sul, conduzido pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro (COLOG) e inspirado no Exercício Logístico “Capable Logistician – 2015”, realizado por países da Organização do Atlântico Norte – OTAN, em 2015, na Hungria.

Na inóspita e desafiadora Floresta Amazônica será montada uma Base Logística Internacional composta por Unidades Logísticas Multinacionais Integradas (ULMIs) que serão adestradas no apoio à civis e efetivos militares empregados em regiões remotas e desassistidas, como, tipicamente, ocorre em Operações de Paz e de Ajuda Humanitária.

O AMAZONLOG está dividido em três atividades:

– Exercício de Logística Multinacional Interagências

– Exposição de Materiais

– Simpósio Internacional de Logística Humanitária

O Exercício de Logística Multinacional Interagências será desenvolvido no período de 6 a 13 de novembro de 2017, em Tabatinga, Estado do Amazonas, tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Em toda a região serão desenvolvidas ações conjuntas, multinacionais e interagências por tropas e agências brasileiras, colombianas, norte-americanas e peruanas. O Exercício contará, ainda, com a participação de militares de Nações Amigas e das empresas expositoras.

O Simpósio Internacional de Logística Humanitária e a Exposição de Materiais são eventos preparatórios do AMAZONLOG e acontecerão em Manaus, Capital do Estado do Amazonas, no período de 26 a 28 de setembro de 2017.

As empresas têm uma oportunidade única de se fazerem presentes neste inédito exercício de logística multinacional interagências. Um seleto público das Forças Armadas, Forças Policiais e de órgãos e agências governamentais do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Peru e de Nações Amigas estarão em contato direto com produtos e soluções inovadoras não só da indústria de Defesa e Segurança, como de outros segmentos da indústria brasileira e do exterior com soluções que podem contribuir com o desenvolvimento sustentável da imensa região amazônica que abrange nove países da América do Sul.

 

Tags: AmazonLogBenjamin ConstantExercito BrasileiroTabatinga
ShareTweetShareShare

Leiam também

Governador Wilson Lima entrega 700 novos cartões do auxílio estadual para famílias de Nova Olinda do Norte

Governador Wilson Lima entrega 700 novos cartões do auxílio estadual para famílias de Nova Olinda do Norte

novembro 22, 2025
0

Com as entregas desta terça-feira (18/11), número de beneficiários no município chega a 2,8 mil FOTOS: Diego Peres e Arthur...

Eeti Ribeiro da Cunha celebra 100 anos de história na educação amazonense

Eeti Ribeiro da Cunha celebra 100 anos de história na educação amazonense

novembro 22, 2025
0

EE Francelina Assis Dantas também comemorou data que celebra 50 anos de atividade da escola A Secretaria de Estado de...

Em Rio Preto da Eva, Saullo Vianna anuncia R$ 5 milhões para saúde e infraestrutura do município

Em Rio Preto da Eva, Saullo Vianna anuncia R$ 5 milhões para saúde e infraestrutura do município

novembro 21, 2025
0

Parlamentar participou da entrega de Título de Cidadão Rio-pretense aos senadores Omar e Braga O deputado federal Saullo Vianna esteve,...

Em Nova Olinda do Norte, governador Wilson Lima destina investimentos para os setores primário e social

Em Nova Olinda do Norte, governador Wilson Lima destina investimentos para os setores primário e social

novembro 21, 2025
0

População foi beneficiada com novos equipamentos agrícolas, crédito rural e ações de cidadania; Município também foi contemplada com a implantação...

Mais de 40 escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto ‘Juntos pela Vida’, do MPAM

Mais de 40 escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto ‘Juntos pela Vida’, do MPAM

novembro 21, 2025
0

Selo premia escolas que alcançam 80% ou mais de cobertura vacinal entre os alunos Mais de 40 escolas da rede...

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

novembro 20, 2025
0

Evento reúne gerações da música amazonense e emociona artistas ao marcar a retomada do FAM, que segue neste sábado Depois...

Next Post
globo.jpg

Jornal O GLOBO destaca interferência do crime organizado na política em vários estados e inclui o Amazonas

Últimas do Metrópoles

Homem morre atropelado no Eixinho Norte neste domingo (23/11)

Atropelamento ocorreu no Eixo L Norte, na altura da quadra 104. Vítima morreu no local do acidente [...]

Mesmo com a vitória, Crespo não gosta de atuação do São Paulo

Pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu o Juventude no MorumBis e venceu por 2 x 1 [...]

Quaest: prisão de Bolsonaro teve mais menções que condenação por golpe

Comparação revela que prisão preventiva mobilizou o dobro de atenção registrada na condenação do ex-presidente, ocorrida em setembro [...]

Novo vídeo mostra estrago causado por Bolsonaro em tornozeleira

O Fantástico teve acesso a imagens inéditas que mostram a destruição causada por Jair Bolsonaro em tornozeleira eletrônica [...]

Torcida do Remo invade gramado após 1º acesso à Série A em 31 anos

O Leão venceu o Goiás por 3 x 1 e ficou com a 4ª vaga, que garante o acesso à [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS