5 de fevereiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Brasil

‘Somos os únicos capazes de garantir a paz’, afirma Diosdado Cabello em ato pelo 4 de fevereiro na Venezuela

05/02/2026
em Brasil
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Ministro do Poder Popular para o Interior, Justiça e Paz da Venezuela, Diosdado Cabello participa de uma marcha de apoiadores do chavismo para comemorar o 34º aniversário da insurreição liderada por Hugo Chávez

Durante um ato realizado nesta quarta-feira (4), no Quartel da Montanha, onde está localizado o mausoléu de Hugo Chávez, o ministro do Interior, Justiça e Paz da Venezuela, Diosdado Cabello, afirmou que a Revolução Bolivariana e o chavismo são as únicas forças capazes de garantir a paz no país. O evento ocorreu em memória da insurreição liderada pelo ex-presidente em 1992.

Cabello afirmou ainda que o ex-presidente Hugo Chávez ensinou como transformar derrotas aparentes em vitórias. “Nos ensinou o comandante Hugo Chávez como converter aparentes derrotas em vitórias. Transformar aquela aparente derrota de 4 de fevereiro em uma grande vitória popular a longo prazo. Hoje, o mundo inteiro sabe, os únicos que garantem a paz deste país somos nós, o povo chavista, a Revolução Bolivariana”, disse.

O ministro, que participou da insurreição contra o então presidente Carlos Andrés Pérez, afirmou que Chávez é a principal referência para lidar com o “momento muito complicado” vivido pela Venezuela, após os ataques dos Estados Unidos que resultaram no sequestro de Nicolás Maduro e da primeira-dama, a deputada Cilia Flores, no início de janeiro.

Ainda assim, ele afirmou que os dirigentes chavistas “jamais se ajoelharam”. Cabello pediu unidade para enfrentar o momento vivido pela Venezuela e apoio à presidenta interina, Delcy Rodríguez. “Enquanto nos veem unidos, eles vão pensar. Se nos veem um por aqui, outro por ali, vão nos comer um a um, e não vai ficar ninguém.”

O ministro declarou que os acontecimentos do dia 3 de janeiro deixaram marcas na população, em especial entre crianças. “O terror que viveram nossas crianças naquele dia deve nos ensinar o que significa essa ameaça”, disse.

A cerimônia também contou com um discurso do ministro da Defesa, Vladimir Padrino López. Em sua fala, o general afirmou que a rebelião não deve ser analisada exclusivamente como um acontecimento militar, mas como um “ato de amor”.

“Mais do que ver a insurreição do 4 de fevereiro como um fato armado é preciso vê-lo como um ato de amor, um ato de solidariedade”, afirmou Padrino López, ao destacar que a ação liderada por Chávez ocorreu em um contexto de crise social no país.

O ministro da Defesa dirigiu-se à juventude militar e falou sobre o legado deixado pelo eterno comandante. “Falo à juventude militar de hoje. O fio condutor histórico, o legado que Hugo Chávez deixou aqui, dificilmente poderá se desvanecer, mesmo com as mudanças políticas e as novas realidades que estamos vivendo neste momento. A marca de Hugo Chávez no país, na vida social do país e no coração das Forças Armadas é permanente”, afirmou.

Padrino López evocou a famosa expressão “por agora”, usada por Chávez, quando a insurreição de 92 foi derrotada, ao dizer que “‘por agora’ Levaram nosso comandante em chefe (Nicolás Maduro)”. Ele afirmou que a Venezuela vive uma nova etapa de lutas após o sequestro de Maduro e da primeira-dama esposa Cilia Flores. “Somos otimistas com esta nova etapa de luta que começa.” Padrino concluiu seu discurso afirmando que o legado deixado por Chávez “viverá e por esse legado lutaremos”.

As declarações ocorreram durante a cerimônia de celebração dos 34 anos da rebelião liderada por Hugo Chávez, em 4 de fevereiro de 1992. Naquele dia, setores das Forças Armadas da Venezuela se levantaram contra o então presidente Carlos Andrés Pérez.

A ação ocorreu em um contexto de crise econômica, instabilidade política e descontentamento social, intensificado após medidas de ajuste econômico adotadas pelo governo no final dos anos 1980, que resultaram no Caracazo, quando, em 1989, manifestantes tomaram as ruas da capital e foram duramente reprimidos.

A insurreição fracassou e seus líderes foram presos. Chávez ganhou projeção nacional ao aparecer na televisão assumindo a responsabilidade pelo movimento e afirmando que os objetivos não haviam sido alcançados “por agora”. O líder revolucionário ficou detido por dois anos e liberado após ser beneficiado por uma anistia.

Anos depois, ele venceu as eleições presidenciais de 1998 e passou a tratar o episódio de 4 de fevereiro como um dos marcos fundadores da Revolução Bolivariana.

ShareTweetShareShare

Leiam também

Agente de Haaland abre o jogo:

Agente de Haaland abre o jogo: “Pensava que era uma prostituta do Brasil”

fevereiro 1, 2026
0

Rafaela Pimenta, agente de estrelas como Erling Haaland (Manchester City) e Matthijs de Ligt (Manchester United), concedeu neste domingo uma...

Lula faz cirurgia de catarata; entenda a doença e o procedimento

Lula faz cirurgia de catarata; entenda a doença e o procedimento

fevereiro 1, 2026
0

O presidente Luís Inácio Lula da Silva passou na manhã desta sexta-feira (30) por uma cirurgia de catarata no olho...

Coceira persistente nas pernas pode indicar problemas nas veias

Coceira persistente nas pernas pode indicar problemas nas veias

janeiro 28, 2026
0

Coceira frequente nas pernas costuma ser tratada como algo banal, mas, quando persiste, pode indicar problemas mais sérios de saúde,...

Banco do Nordeste suspende Pix após sofrer ataque hacker

Banco do Nordeste suspende Pix após sofrer ataque hacker

janeiro 28, 2026
0

O Banco do Nordeste (BNB) suspendeu temporariamente as transações via Pix após identificar um ataque hacker em sua infraestrutura. A...

Irmã de ex de Nicola Peltz acusa-a de

Irmã de ex de Nicola Peltz acusa-a de “tentar ficar famosa” com Beckham

janeiro 24, 2026
0

Nicola Peltz foi acusada de “tentar ficar famosa” às custas da família Beckham. As declarações partiram de Alana Hadid, irmã...

A denúncia se refere à etapa do licenciamento que trata da componente indígena, fase obrigatória para a concessão da Licença Prévia ambiental

Aldeia Guarani denuncia falta de escuta em estudo de impacto ambiental de megaprojeto da CMPC no RS

janeiro 24, 2026
0

A aldeia Guarani Tekoá Pindó Mirim, localizada em Itapuã, distrito de Viamão (RS), denuncia o que classifica como uma série...

Next Post
Governador Wilson Lima apresenta nova fase do Opera+ Amazonas programa se torna estratégia permanente para reduzir tempo de espera de cirurgias

Governador Wilson Lima apresenta nova fase do Opera+ Amazonas programa se torna estratégia permanente para reduzir tempo de espera de cirurgias

Últimas do Metrópoles

Agências do Trabalhador oferecem 344 vagas de emprego nesta quinta

Oportunidades têm salários de até R$ 2,7 mil e atendem a diferentes níveis de escolaridade [...]

Após diagnóstico de alopecia, Maiara surge com novo visual; veja

Maiara, da dupla Maiara e Maraisa, mostrou seu novo visual após ser criticada por sua aparência em uma foto que [...]

Região do DF fica sem energia por até 6 horas nesta quinta; saiba qual

Desligamento programado ocorre para manutenção da rede elétrica e deixará região sem energia das 9h às 15h [...]

O tempo finalmente vai abrir? Confira a previsão para quinta em SP

Na cidade de São Paulo, a manhã deve ser de sol, mas as pancadas de chuva típicas do verão devem [...]

Com ou sem CPI?

Enquete [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS