Justiça Estadual divulga balanço da “20.ª Semana Nacional da Conciliação” que atendeu a mais de 19,3 mil pessoas e cujos acordos homologados resultaram em mais de R$ 21,2 milhões
Dados da semana de mobilização foram divulgados pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM).
A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) divulgou o balanço da “20.ª edição da Semana Nacional da Conciliação” no âmbito do Poder Judiciário Estadual. A mobilização nacional, neste ano de 2025, foi realizada no período de 3 a 7 de novembro, com o esforço concentrado de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores da Justiça Estadual, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal na promoção de mutirões de audiências, oportunizando à sociedade a conclusão de seus processos judiciais por meio de acordos consensuais.
Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito da Justiça Estadual, a semana de mobilização é coordenada pela CGJ-AM, que torna públicos os resultados dos trabalhos realizados, indicando que 19.342 pessoas (partes processuais) foram atendidas durante o evento, participando de audiências na comarca de Manaus e nas comarcas do interior do Amazonas.
Apontando para a efetividade da ação, a CGJ-AM informou que, das 11.079 audiências designadas para o período, 8.669 foram realizadas, perfazendo o percentual de 78,25% de aproveitamento.
Os dados estatísticos da semana temática indicam que, no âmbito da Justiça Estadual, 2.385 acordos foram homologados, totalizando R$ 21.224.857,79 em benefícios econômicos diretos.
O balanço final do mutirão demonstra que a efetividade das ações no interior do Amazonas alcançou 83,72% (4.191 audiências e 1.189 acordos), enquanto na capital foi de 73,74% (4.478 audiências e 1.196 acordos).
Neste ano de 2025, como serviço diferenciado, além das audiências designadas para ocorrer nas varas, a CGJ-AM estruturou uma frente específica de trabalho, oportunizando a realização de audiências entre a população e grandes litigantes — empresas de telefonia, instituições bancárias, concessionárias de serviços públicos e outros. No âmbito dessa frente de trabalho, 3.028 audiências foram realizadas, e 16,5% foram concluídas com a homologação de acordos pelas partes, evidenciando a centralização procedimental, a integração entre as varas e os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), o apoio administrativo e a imprescindível cooperação dos litigantes, consolidando um modelo de gestão replicável e eficiente.
Impacto Social
Para o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, com a idealização e coordenação da Semana Nacional da Conciliação, o CNJ, desde o ano de 2006, tem inspirado os tribunais de todo o país a transformar, nessa semana, o espaço da Justiça em um ambiente de diálogo, empatia e reconstrução de pontes. “No Amazonas, essa chama tem se renovado a cada edição e, mais do que nunca, reafirmamos nossa determinação em fazer da conciliação um instrumento de transformação social.”
Sobre o impacto social gerado pelo evento, o corregedor-geral salientou que, ao divulgar as estatísticas conclusivas da 20.ª edição da Semana Nacional da Conciliação no Amazonas, “a Corregedoria-Geral de Justiça manifesta seu reconhecimento, reiterando a relevância da conciliação, da eficiência administrativa e da melhoria contínua da prestação jurisdicional, em consonância com os princípios de transparência, efetividade e excelência institucional.”
O coordenador regional da última edição da Semana Nacional da Conciliação e juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi, destacou que o evento cumpriu seu papel. “Com os mutirões realizados, o Poder Judiciário oportunizou a centenas de pessoas a possibilidade de dialogar e, de maneira consensual, concluir suas demandas judiciais de forma rápida e efetiva. Com indicadores extremamente positivos, finalizamos esta edição da semana temática de mobilização, registrando o agradecimento à população que compareceu às audiências pautadas, aos operadores do Direito e a todos os magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Estadual, que não mediram esforços para que o evento atingisse os objetivos pretendidos”, concluiu o magistrado.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos. O magistrado aparece em pé, falando ao público por meio de um microfone em um púlpito, e veste blazer azul escuro, camisa branca e usa óculos dourado. Ele está em primeiro plano a três bandeiras (entre elas, à esquerda, a do estado do Amazonas. Fim da descrição.
Texto: Afonso Júnior
Fotos: Chico Batata e Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771








