19 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Sem categoria

Água potável com energia solar transforma vida de quilombo no Amazonas – FAS

06/09/2025
em Sem categoria
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Água potável com energia solar transforma vida de quilombo no Amazonas - FAS

A comunidade quilombola do Tambor, no interior do Amazonas, localizada no Parque Nacional do Jaú, comemora a chegada de um sistema de água potável, com uso de energia solar. A iniciativa faz parte do projeto Água+Acesso, desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e pela Coca-Cola Brasil, que, desde 2017, já beneficiou 37 comunidades tradicionais do estado, impactando mais de 5.600 pessoas com soluções sustentáveis para o abastecimento de água.

“É um sonho realizado”, diz Sebastião Ferreira de Almeida, liderança que nasceu e cresceu na comunidade, em entrevista a Ecoa. “Era algo que as pessoas queriam muito. Inclusive foram anos e anos de promessas de prefeituras, de outras instituições. Mas acabou que a FAS foi a única organização que conseguiu realizar o projeto.

O sistema implantado utiliza a captação de água de poço subterrâneo, associada a um filtro de tratamento e ao uso de energia solar, assegurando o abastecimento sustentável da comunidade. A estrutura conta com um reservatório com capacidade para 5 mil litros e beneficia 26 famílias, totalizando cerca de 130 pessoas.

A comunidade do Tambor fica às margens do rio Jaú, mas, na época de seca, quando baixa o volume das águas, é necessário descer uma escada para buscar água em baldes ou panelas. “O quilombo está a uma altitude de aproximadamente 40 metros na época de seca. Era uma dificuldade subir aquela escada para levar água para casa. A luta era pesada”, conta Almeida.

A opinião é compartilhada por Francione Lima, outra moradora do Tambor. “Antes era muito dificultoso para a gente”, explica, destacando que as subidas e descidas com peso aconteciam várias vezes ao dia. “Lavar roupa, lavar louça… tudo era na beira do rio.

Atenção e cuidado

Valcléia Lima, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, ressalta que esse trabalho, geralmente, era de responsabilidade dos idosos, das mulheres e das crianças. “Imagine um idoso ter que descer escada e subir com uma lata ou um balde na cabeça ou uma mulher fazer isso todos os dias. Como é que fica a coluna dessa pessoa? E também pode desenvolver uma lesão por esforço repetitivo, por exemplo”, avalia.

Além disso, Almeida diz que, na época das chuvas, o acúmulo de sedimentos no rio afetava a qualidade da água do rio. “Provocava febre, diarreia, essas coisas. Não era algo que acontecia diariamente, mas acontecia. Agora há água de qualidade, para todos os usos.”

Segundo Valcléia, “quando se fala da ausência de água e de saneamento na Amazônia profunda, estamos falando de vários aspectos, entre eles, a saúde”. “A maioria das doenças nas comunidades tem como principal vetor a água. Se a água não for saudável e potável, haverá problemas.”

Energia solar

O uso de energia solar, além de ser uma fonte limpa e renovável, garante um fornecimento sem riscos de interrupção. “Estamos falando de uma comunidade que está em um território distante, aonde ainda não chegou o programa Luz para Todos e nem sabemos se chegará. Então, se amanhã a comunidade ficar isolada, sem acesso a diesel para o gerador, não vai faltar água, porque eles têm um sistema funcionando com energia alternativa e renovável.”

A energia solar é usada para o funcionamento da bomba que retira a água do poço e leva para o reservatório, de onde é distribuída para as casas dos moradores da comunidade.

Essa é a primeira vez que a FAS leva o projeto para uma comunidade quilombola. “Nós historicamente trabalhamos com populações tradicionais, principalmente ribeirinhas. E o segmento das populações quilombolas é uma estratégia que a gente começou a trabalhar recentemente. O Amazonas é um estado genuinamente indígena, então a gente tem apenas quatro quilombos reconhecidos”, explica Valcléia.

A superintendente ressalta que o Água+Acesso não é um programa assistencialista. “Há uma formação local das pessoas, para saber como funciona, como liga e desliga o sistema. Se der problema em uma placa solar, como resolver. Todo o cuidado de limpeza das placas para que sejam mais eficientes. E também a gestão do sistema é feita pela própria comunidade. Então, nesse contexto, criamos, em conjunto, um regimento interno de uso do poço.”

A melhora na qualidade de vida das pessoas foi rapidamente percebida. “Eu nasci e me criei aqui nesse rio. Estou ficando velha aqui. Do que eu vivi para agora, está melhor”, reforça a quilombola Maria Raimunda.

Pelo projeto Água+Acesso, a FAS recebeu recentemente o troféu Unidos pelo País que Queremos, uma iniciativa da Coca-Cola Brasil que celebra projetos de destaque na promoção de soluções concretas para os principais desafios socioambientais do país.

“Fiquei muito orgulhosa porque é um esforço da FAS, como organização, de cumprir o seu papel. Nós estamos aqui para cuidar de quem cuida da floresta. Então nós entendemos melhor do que ninguém as necessidades das comunidades. E, por mais que a gente queira que as comunidades tenham sua autonomia ou que elas sejam emancipadas, ainda precisa melhorar muito a sua infraestrutura. Assim como não há água em muitas comunidades da Amazônia, são quase um milhão de pessoas que não têm energia”, avalia Valcléia.

Navio Banzeiro da Esperança na COP30

Para a COP 30, a FAS terá um navio, chamado Banzeiro da Esperança, que sairá de Manaus rumo a Belém, local de realização da conferência sobre mudanças climáticas da ONU. A embarcação fará paradas estratégicas no caminho, em cidades como Parintins (AM) e Santarém (PA), ao longo do rio Amazonas.

“O navio terá um auditório e também servirá de hospedagem para os passageiros durante a COP”, explica Valcléia. “É um espaço que não é só para falar do tema do clima, mas também para exaltar a cultura, a tradição da Amazônia.”

A maioria dos passageiros, cerca de 300, será formada por populações tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos. “Estamos oferecendo para as lideranças dessas comunidades uma formação online sobre as questões climáticas. A gente fala de resiliência e de racismo ambiental, entre outros temas. Em uma COP na Amazônia, esperamos que as pessoas estejam mais atentas e ouçam aqueles que são impactados diretamente pelas mudanças climáticas, que são as populações tradicionais”, finaliza Valcléia.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Créditos de imagem: Michael Dantas


ShareTweetShareShare

Leiam também

Ministério Público do Rio pede inclusão de ex-CEO da Hurb na lista de procurados da Interpol – País

Ministério Público do Rio pede inclusão de ex-CEO da Hurb na lista de procurados da Interpol – País

janeiro 19, 2026
0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou, nessa sexta-feira (9), a inclusão do empresário João Ricardo...

Três membros do PCC são presos suspeitos de mandar matar Ruy Ferraz – País

Três membros do PCC são presos suspeitos de mandar matar Ruy Ferraz – País

janeiro 17, 2026
0

Três integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) foram presos nesta terça-feira (13), acusados de ordenar o assassinato de...

Suzane von Richthofen tem direito a herança de tio?

Suzane von Richthofen tem direito a herança de tio?

janeiro 15, 2026
0

Condenada a 39 anos de prisão por mandar matar os próprios pais, Suzane von Richthofen agora trava uma nova disputa....

Como fazer a lista de metas de ano novo e cumprir objetivos em 2026 – País

Como fazer a lista de metas de ano novo e cumprir objetivos em 2026 – País

janeiro 11, 2026
0

Com a chegada de um novo ano, a tradicional lista de metas volta ao centro das atenções. Para muitas pessoas,...

Veja mensagens de Ano Novo para enviar a familiares e amigos na chegada de 2026 – País

Veja mensagens de Ano Novo para enviar a familiares e amigos na chegada de 2026 – País

janeiro 9, 2026
0

A chegada do Ano Novo 2026 é um momento de reflexão e quando muitos aproveitam para expressar gratidão. Com a...

Colmeia gigante com quase 40 litros de mel é descoberta no teto de apartamento – País

Colmeia gigante com quase 40 litros de mel é descoberta no teto de apartamento – País

janeiro 7, 2026
0

Imagine a cena: dezenas de abelhas começam a sair das tomadas, lâmpadas e qualquer outro buraco disponível da sua casa....

Next Post
Fala de Ciro Nogueira sobre ajuda à anistia provoca irritação de ala do STF com Barroso

Fala de Ciro Nogueira sobre ajuda à anistia provoca irritação de ala do STF com Barroso

Últimas do Metrópoles

Mbappé defende Vini Jr. e critica torcida do Real Madrid após vaias

Na entrevista coletiva desta segunda-feira (19/1), Mbappé falou que críticas não devem recair apenas sobre Vini Jr. no Real Madrid [...]

Candidato que está no 2º turno em Portugal já falou em "prender Lula"

Candidato da extrema-direita que chegou ao segundo turno em Portugal, André Ventura já prometeu "prender" Lula caso o encontrasse [...]

STF determina que município de Goiás reestruture cargos comissionados

De acordo com o ministro Flávio Dino, a medida visa evitar insegurança jurídica e a descontinuidade do serviço público [...]

Caso Master: Haddad defende fiscalização de fundos pelo Banco Central

"BC tem de ampliar o perímetro regulatório e passar a investigar os fundos. Isso tem impacto até sobre a contabilidade [...]

Dia de São Sebastião: saiba se 20 de janeiro é feriado

Santo católico é padroeiro de uma das capitais federais mais famosas do mundo; conheça sua história e ligação [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS