14 de agosto de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Mulheres indígenas da Amazônia levam suas vozes à luta em Brasília pela defesa de seus corpos e territórios – FAS

14/08/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Mulheres indígenas da Amazônia levam suas vozes à luta em Brasília pela defesa de seus corpos e territórios - FAS

Cantos, rezas e danças em diferentes línguas ecoaram pelas ruas de Brasília. Faixas, bandeiras e cartazes denunciavam violências, defendiam a demarcação de terras e repudiavam projetos de lei que ameaçam o meio ambiente e os direitos dos povos originários. Entre 2 e 8 de agosto, cerca de 5 mil lideranças de todo o país se reuniram na 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas e na IV Marcha das Mulheres Indígenas. 

Sob o tema “Nosso corpo, nosso território: somos as guardiãs do planeta pela cura da terra”, o encontro, organizado pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e Ministério das Mulheres (Mulheres), fortaleceu a luta por direitos, equidade de gênero, justiça climática e defesa dos territórios. 

A FAS participou ativamente, por meio do Programa de Protagonismo Indígena (PPI) em parceria com a União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB) e, com apoio da Embaixada da França no Brasil, viabilizou a participação de cerca de 20 mulheres indígenas dos nove estados da Amazônia Legal, além de apoiar a logística de alojamento de representantes do Amazonas, garantindo diversidade e representatividade das vozes amazônicas.  

“Quando falamos de mulheres indígenas, falamos de vidas que carregam as marcas de séculos de violência e resistência. Somos nós que sentimos primeiro os impactos da destruição da floresta, das mudanças do clima, da falta de acesso à saúde, da violência sobre a terra e sobre o corpo. Estar na Conferência é ocupar um espaço de decisão e dizer que não aceitaremos um futuro sem nossos territórios e saberes. A FAS está aqui porque entende que não existe justiça climática nem desenvolvimento sustentável sem a voz e a liderança das mulheres indígenas’’, afirma Rosa dos Anjos, coordenadora do PPI e indígena do povo Mura. 

A programação da IV Marcha incluiu atos simbólicos e mobilizações, como a caminhada até o Congresso Nacional, no dia 7 de agosto, quando foi entregue aos parlamentares a “Carta dos Corpos-Territórios em Defesa da Vida”, documento coletivo que reúne reivindicações das mulheres indígenas pela defesa de seus direitos, territórios e da vida. Entre as demandas, manifestos defenderam principalmente a demarcação de terras, o combate às violências de gênero nos territórios e a rejeição ao projeto que flexibiliza licenças ambientais (PL 2159/2021), criticado como “PL da Devastação”. Críticas à lei do marco temporal também apareceram em discursos, palavras entoadas em diferentes idiomas e nas faixas e cartazes levados durante a caminhada.  

Durante a Marcha, a FAS também contribuiu com a Tenda Sementinhas da Ancestralidade, espaço voltado para atividades pedagógicas com crianças, oferecendo materiais como tintas, lápis de cor e publicações educativas, entre elas as cartilhas “O Curupira na Amazônia” e “Animais e Plantas da RDS Rio Amapá”, que unem contos, jogos e informações sobre a biodiversidade amazônica.  

“Enquanto as mães estão na linha de frente, debatendo e defendendo seus direitos, é fundamental que as crianças também estejam protegidas e cuidadas. A Tenda Sementinhas da Ancestralidade garante um espaço seguro e acolhedor, onde elas podem aprender, brincar e se conectar com a cultura de outros povos enquanto suas mães lutam pelo futuro de todos nós. É um ato de cuidado, mas também de resistência, porque fortalece as raízes dessa luta”, destaca Rosa.  

A atuação da FAS na Marcha e na Conferência integra um conjunto mais amplo de iniciativas voltadas ao protagonismo indígena na Amazônia. Em 2023, em parceria com a Google.org, a instituição lançou o edital “Parentas Que Fazem”, que mapeou 118 organizações lideradas por mulheres indígenas na Amazônia brasileira. A iniciativa teve como objetivo impulsionar a economia indígena na região, identificando atividades econômicas como artesanato, agricultura e extrativismo e valorização da medicina tradicional, oferecendo apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento sustentável dessas atividades. 

No campo do esporte e do empoderamento, a FAS mantém desde 2013 o projeto Arquearia Indígena, que promove o tiro com arco como modalidade esportiva e ferramenta de valorização cultural, e já levou atletas indígenas da Amazônia a conquistar mais de 50 medalhas em competições nacionais e internacionais. Entre elas, está Graziela Yaci, do povo Karapãna, primeira arqueira indígena da seleção brasileira de tiro com arco.  

‘’Com o apoio do projeto, conquistei medalhas e cheguei à seleção brasileira de tiro com arco, tornando-me a primeira arqueira indígena do país na equipe. Esse projeto me abriu caminhos que mudaram minha vida: graças à arquearia, concluí a faculdade de Ciências Contábeis e aprendi muito além do esporte’’, afirmou Graziela. 

Já o projeto de Canoagem Indígena, iniciado em 2014, promoveu ao longo dos anos a inclusão social, o fortalecimento cultural e a formação esportiva de jovens indígenas da Amazônia, abrindo caminho para que atletas chegassem a competições de alto nível. Agora, um novo ciclo da iniciativa está em andamento, viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) e o apoio da FAS e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). Este novo momento prevê a criação de três núcleos de canoagem: um na comunidade do Tumbira, outro na comunidade Três Unidos e um terceiro em São Gabriel da Cachoeira, com a expectativa de atender e formar cerca de 120 jovens de comunidades ribeirinhas e indígenas. 

Com mais de 17 anos de atuação na promoção do desenvolvimento sustentável e valorização dos povos, aldeias e comunidades tradicionais da Amazônia, a FAS reafirma, neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, seu compromisso em apoiar lideranças, projetos e ações que garantam autonomia e protagonismo para quem cuida da floresta.  

“A luta das mulheres indígenas é a luta pela terra que nos dá vida por meio da floresta, água, ar e pelo futuro de todos nós. Apoiar essa causa é transformar solidariedade em ação concreta para proteger nossos territórios, culturas e vidas, garantindo que a Amazônia siga viva para as próximas gerações”, conclui Rosa. 

 

Sobre a FAS  

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Créditos de imagem: Kamila Cavalcante


ShareTweetShareShare

Leiam também

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

agosto 14, 2025
0

Na 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém, Wilson Lima defendeu apoio unificado à conferência e cobrou avanços...

Em defesa da BR-319, presidente Roberto Cidade volta a convocar superintendente do DNIT e articula viagem a Brasília

Em defesa da BR-319, presidente Roberto Cidade volta a convocar superintendente do DNIT e articula viagem a Brasília

agosto 13, 2025
0

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), irá convocar, mais uma vez, o superintendente...

Governador Wilson Lima acompanha trabalho do Corpo de Bombeiros no combate a incêndio em fábricas de Manaus

Governador Wilson Lima acompanha trabalho do Corpo de Bombeiros no combate a incêndio em fábricas de Manaus

agosto 12, 2025
0

Cerca de 200 militares atuam com o auxílio de novas tecnologias e novas viaturas entregues pelo Governo do Amazonas Fotos:...

Defesa do Consumidor: Saiba quando procurar o Procon e quando buscar a Decon

Defesa do Consumidor: Saiba quando procurar o Procon e quando buscar a Decon

agosto 12, 2025
0

Conhecer a função de cada órgão é essencial para garantir seus direitos de forma eficaz Em casos de produtos com...

Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas

agosto 11, 2025
0

Unidade é a décima inaugurada pelo Governo do Amazonas e fortalece o enfrentamento a incêndios no interior do estado O...

Governador Wilson Lima inaugura salas do Telessaúde em Apuí e amplia acesso a serviços especializados no interior

Governador Wilson Lima inaugura salas do Telessaúde em Apuí e amplia acesso a serviços especializados no interior

agosto 10, 2025
0

Município passa a integrar a estrutura do programa Saúde AM Digital, que já conta com 76 salas em funcionamento no...

Next Post
Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

Últimas do Metrópoles

Guiomar Mendes é homenageada por família e amigos em festa prestigiada

A advogada Guiomar Mendes celebrou o aniversário em uma festa prestigiada por autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário [...]

Corpo de mulher enterrado foi localizado após denúncia anônima à PCDF

O corpo da vítima foi localizado enterrado em uma área de mata no Areal, nesta quinta-feira (14/8). Mulher ainda não [...]

Dono de barco que atropelou baleia é encontrado e multado em R$ 12 mil

Flagrante foi feito em praia de Santa Catarina, em julho. A baleia estava acompanhada de perto por seu filhote [...]

Faustão apresenta melhora e deve deixar UTI nos próximos dias

Segundo colunista, Faustão está estável e deve ser transferido para o quarto em breve [...]

Fux e Barroso discutem no STF: “Não está sendo fiel aos fatos”. Vídeo

A discussão entre os ministros ocorreu em plenário, após discordância de Fux sobre a relatoria de ação de incidência da [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS