14 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Com diploma inédito, ribeirinhos formados em Gestão de Turismo ampliam oportunidades na Amazônia – FAS

05/04/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Com diploma inédito, ribeirinhos formados em Gestão de Turismo ampliam oportunidades na Amazônia - FAS

A noite desta quinta-feira, 3 de abril, foi marcada por emoção e celebração na Universidade Nilton Lins, em Manaus. Dez alunos ribeirinhos de comunidades do Amazonas colaram grau no curso tecnológico em Gestão de Turismo, consolidando um marco histórico para o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) na região. Com duração de dois anos e meio, a capacitação ofereceu ferramentas essenciais para que esses profissionais impulsionem a economia local de forma sustentável.

“Através dessa parceria, transformamos o sonho de muitos em realidade, que é a oportunidade de aprofundar o conhecimento destas pessoas, que estão ligadas à atividade do Turismo de Base Comunitária, a uma expansão de valores, de conhecimento e prepará-las para um salto nos seus empreendimentos. Alguns são donos de pousadas, outros de restaurantes e outros estão pensando em ter seu próprio empreendimento. E isso mostra o potencial que temos em valorizar o talento das comunidades ribeirinhas, das aldeias indígenas, e a educação é essa porta de entrada para um novo mundo. Concluímos essa etapa com muita felicidade e muita gratidão a todos que contribuíram para esta jornada”, afirma o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana.

O curso foi viabilizado por uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Universidade Nilton Lins, com apoio da LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy. A iniciativa integra o projeto “Conservação da Amazônia: uma aliança entre natureza e criatividade”, que fomenta o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização das populações tradicionais.

Durante a graduação, os alunos participaram de uma imersão na comunidade do Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. A experiência permitiu contato direto com os desafios e oportunidades do TBC, além de trocas de conhecimento com empreendedores locais e vivências culturais enriquecedoras.

“O impacto dessa formação é imensurável, porque acreditamos que estamos formando capital humano no território, estamos qualificando as pessoas e fazendo com que o emprego e a renda desses locais fiquem nas mãos desses empreendedores. Então, formar 10 pessoas das comunidades é motivo de muito orgulho, porque sabemos que estamos cumprindo o nosso papel de fortalecer as pessoas e os territórios onde elas estão inseridas”, comenta a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, Valcleia Lima.

A cerimônia de colação de grau ocorreu no Moinho – Centro de Inovação e Tecnologia e reuniu cerca de 90 pessoas, entre familiares, professores e representantes institucionais. O evento simbolizou não apenas a conquista acadêmica dos formandos, mas também um avanço na profissionalização do turismo sustentável na Amazônia, conforme comenta a reitora da Universidade Nilton Lins e conselheira da FAS, Giselle Lins.

“A missão da Universidade Nilton Lins é educar a Amazônia. Esses alunos ultrapassaram várias barreiras, entre elas, a seca e algumas dificuldades tecnológicas, mas nós conseguimos formá-los. E, para nós, é um sonho realizado e um trabalho feito. Então, são dez alunos formados em Gestão de Turismo, um curso muito peculiar para nossa região e muito importante”, comenta a reitora.

Com o diploma em mãos, os novos tecnólogos em Gestão de Turismo estão preparados para fortalecer o turismo comunitário, preservando os recursos naturais e promovendo a cultura ribeirinha.

Adriana de Siqueira, empreendedora na comunidade Santa Helena do Inglês, é uma das formandas. Ainda durante a graduação, ela abriu a própria pousada, a Pousada da Dri, em sua comunidade. Para ela, a formação é uma vitória.

“Com a idade que estou hoje, nunca imaginei que iria me formar em uma universidade e agradeço muito à FAS e à Nilton Lins por terem colaborado conosco. Um dos maiores desafios que enfrentei, principalmente por morar em uma comunidade ribeirinha, foi o acesso à internet e a seca. Foi difícil estudar, porque tivemos que nos locomover para outras comunidades para realizar as provas. Hoje somos guerreiros e estamos nos formando. Então, [aconselho que] nunca desistam dos seus sonhos, vai que você consegue. Especialmente para as pessoas do interior, que têm poucas oportunidades, aproveitem essas oportunidades que esses parceiros oferecem, como a FAS e a Nilton Lins”, celebra a agora tecnóloga em Gestão de Turismo.

A expectativa é que essa formação contribua diretamente para a geração de renda dentro das comunidades, consolidando um modelo de desenvolvimento sustentável que alia conservação ambiental e crescimento econômico na Amazônia.

“Hoje é um dia muito importante. A partir do momento que comecei a estudar, o curso trouxe uma nova forma de olhar para o turismo, de como trabalhar e vivenciar o turismo na comunidade em que moro. Acho que a universidade traz algo muito importante, que é como viver o turismo na prática junto com a teoria”, afirma o tecnólogo em Gestão de Turismo Tomé Cruz, indígena do povo Kambeba, que atua com hotelaria e artesanato na comunidade indígena Três Unidos.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e para a valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Créditos de imagem: Laura Souza


ShareTweetShareShare

Leiam também

Fiscalização: Procon-AM autua supermercado por comercialização de mais de 80 kg de alimentos impróprios para o consumo

Fiscalização: Procon-AM autua supermercado por comercialização de mais de 80 kg de alimentos impróprios para o consumo

janeiro 14, 2026
0

Foram encontradostraram produtos armazenados em condições inadequadas de refrigeração e itens com datas de validade adulteradas Mais de 80 kg...

MPAM instaura procedimento visando a retomada de voos comerciais em Eirunepé

janeiro 10, 2026
0

MPAM instaura procedimento visando a retomada de voos comerciais em Eirunepé Você está aqui:   HomeComunicaçãoNotícias do PortalMPAM instaura procedimento...

Roberto Cidade apresenta Projeto de Lei para proteger consumidor de taxas ocultas em hospedagens

Roberto Cidade apresenta Projeto de Lei para proteger consumidor de taxas ocultas em hospedagens

janeiro 9, 2026
0

A necessidade de maior transparência nas relações de consumo e de ampliação da proteção ao consumidor amazonense motivaram a criação...

Em Manicoré, MPAM ajuíza ação para realocação urgente do Conselho Tutelar

janeiro 8, 2026
0

Imóvel apresenta risco estrutural e não oferece condições adequadas para o funcionamento do órgão Diante do risco iminente à integridade...

Governador Wilson Lima destaca ações de segurança durante o Réveillon e redução de homicídios no Amazonas em 2025

Governador Wilson Lima destaca ações de segurança durante o Réveillon e redução de homicídios no Amazonas em 2025

janeiro 3, 2026
0

O fluxo de atendimentos nas unidades de saúde e a realização de transplantes durante a virada do ano também foram...

Governador Wilson Lima anuncia convocação de mais de 800 aprovados e total de chamamentos da Segurança Pública chega a 3,7 mil

Governador Wilson Lima anuncia convocação de mais de 800 aprovados e total de chamamentos da Segurança Pública chega a 3,7 mil

janeiro 1, 2026
0

Novo anúncio amplia o efetivo das forças estaduais e integra os investimentos do programa Amazonas Mais Seguro O governador Wilson...

Next Post
Com apoio do Governo do Amazonas, projeto populariza conhecimentos e pesquisas na área de aquicultura

Com apoio do Governo do Amazonas, projeto populariza conhecimentos e pesquisas na área de aquicultura

Últimas do Metrópoles

"Minha missão", diz Reinaldo Carneiro na busca pela reeleição na FPF

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro, promete gestão profissional e estabilidade financeira e esportiva [...]

Música de MC Koringa pode estar na trilha de Avenida Brasil 2

Pra Me Provocar, hit do funkeiro MC Koringa, apareceu na trilha sonora da novela Avenida Brasil, da TV Globo, em [...]

Influencer criticada por piercing na ppk: "Vai cuidar do teu tabaco". Veja vídeo

Dani Motta relata ter sido ofendida por mulher em praia de SC por conta de um piercing íntimo. Saiba se [...]

Pedido de escola motivou ajuste de radar que teve explosão de multas

Escola pediu medidas para aumentar a segurança de alunos na Rua Heitor Penteado, onde fica radar que teve explosão de [...]

Jovem foi morto por PM no dia em que filha recém-nascida deixou UTI

Bruno Lisboa Araújo foi morto por PM com um tiro na cabeça durante briga de trânsito. No mesmo dia, a [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS