3 de julho de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

FAS leva oficinas de educação para sustentabilidade e artesanato para Semana Chico Mendes, no Acre – FAS

21/12/2024
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
FAS leva oficinas de educação para sustentabilidade e artesanato para Semana Chico Mendes, no Acre - FAS

A Semana Chico Mendes valoriza saberes de populações tradicionais em prol da proteção da Amazônia, e tem como objetivo homenagear o legado de um dos principais nomes na luta pela conservação da Amazônia

Os saberes tradicionais e as práticas culturais de populações tradicionais da Amazônia profunda são fundamentais para a manutenção equilibrada do ecossistema e da floresta em pé. Com o objetivo de visualizá-las e valorizá-las, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoveu a oficina “Construção do Alfabeto Regionalizado”, nesta segunda-feira, 16 de dezembro, durante a programação da Semana Chico Mendes, em Xapuri (a 175 quilômetros de Rio Branco), no Acre.

A oficina teve como inspiração o livro “Bases do Aprendizado para a Alfabetização”, um alfabeto cujas letras remetem a frutos, fauna, culinária e outros elementos da cultura ribeirinha amazônica. O material dinâmico e criativo traz, por exemplo, conteúdos como a letra “A” que faz menção ao açaí, enquanto o “B”, de boto, e o “C” de canoa.

O material é fruto do projeto “Práticas Pedagógicas Inovadoras para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio na Amazônia profunda”, lançado em 2023 pela FAS, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Movimento Bem Maior (MBM). A proposta visa fortalecer a formação continuada de educadores em redes municipais do interior do Amazonas até 2025, além de contemplar a elaboração de materiais pedagógicos, projetos complementares, cooperação técnica com dois estados (Pará e Acre) e cursos de pós-graduação. 

Silvana Souza, supervisora do projeto, destaca a importância da valorização das práticas culturais e tradicionais que as populações ribeirinhas têm com a natureza.

“A Semana Chico Mendes é uma excelente oportunidade para as populações ribeirinhas mostrarem a importância de sua presença na proteção da Amazônia e na luta contra o desmatamento, e as mudanças climáticas. Ao participar, a FAS pode contribuir para uma educação não só das comunidades locais, mas também do público em geral sobre a relevância da preservação dos rios, das florestas e da biodiversidade, [que são] essenciais para a vida das populações ribeirinhas”, explica Souza, responsável pela ministração da oficina.

Na avaliação da supervisora, o evento também facilita a troca de experiências e conhecimentos entre diferentes populações tradicionais da Amazônia, além de grupos que atuam pela conservação ambiental.

“Através das oficinas e materiais regionalizados, que foram utilizados nas atividades [da oficina], foi realizada uma troca de saberes que é fundamental para o fortalecimento das estratégias de conservação e para a implementação de soluções sustentáveis que considerem as realidades locais. Assim, a participação da educação ribeirinha da FAS na Semana Chico Mendes é um ato de valorização da cultura local, de defesa ambiental e de luta por justiça social, além de ser uma maneira de dar continuidade ao legado de Chico Mendes de forma prática e educativa”, finaliza Souza.

Oficinas

As oficinas gratuitas da “Semana Chico Mendes 2024” seguem neste sábado, dia 21 de dezembro. Elas serão realizadas na Usina de Arte João Donato, localizada na Rua das Acácias, nº 1.155, no Distrito Industrial – Rio Branco, abordando temas que envolvem criatividade, cultura e sustentabilidade. A expectativa é que cerca de 25 pessoas participem de cada uma.

A primeira será, às 9h, com o tema “Biojoias Ribeirinhas: Conectando Natureza e Cultura” será realizada por Silvana Souza, supervisora do projeto “Práticas Pedagógicas Inovadoras para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio na Amazônia profunda”.

Além de ensinar técnicas de criação de biojoias utilizando materiais da natureza, o momento visa somar para a valorização dos saberes tradicionais, as práticas culturais e o modo de vida dos ribeirinhos.

Em seguida, às 11h, jovens, adultos e lideranças comunitárias acompanham “Construção do Alfabeto Regionalizado”. A abordagem será feita por Paola Rodrigues, consultora técnica do projeto “Práticas Pedagógicas Inovadoras para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio na Amazônia profunda”, da FAS.

A proposta se centra em capacitar os participantes para conhecer os alfabetos regionalizados, que incorporam elementos da fauna, flora e cultura amazônica a fim de incentivar uma educação infantil contextualizada.

Pela tarde, às 14h, a programação segue com a oficina “Biodiversidade: Pegadas do Hoje e do Amanhã”, cuja ministração será de Enoque Ventura, supervisor de projetos da Educação Ribeirinha na FAS.

O momento vai reunir jovens, adultos e lideranças comunitárias para instigar reflexões sobre biodiversidade e práticas para fortalecer a conservação ambiental em comunidades tradicionais, levando em conta os contextos econômico e socioambiental.

Mais sobre a Semana Chico Mendes 2024

Realizado nos municípios de Rio Branco e Xapuri, ambos no Acre, o evento homenageia o legado de um dos principais nomes na luta pela conservação da Amazônia, bem como pelos direitos das populações tradicionais. Assassinado em sua casa, em Xapuri, na noite de 22 de dezembro de 1988, Chico Mendes completaria 80 anos neste mês de dezembro.

Em 2024, a Semana Chico Mendes é promovida pelo Comitê Chico Mendes, com apoio da WWF, Fundação Heinrich Böll Stiftung, Estúdio Escarlate, Veja, Hivos, Universidade Federal do Acre (UFAC), Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Xapuri.

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Sobre o Movimento Bem Maior

O Movimento Bem Maior (MBM) é uma organização social que reúne investidores, organizações sociais e uma rede de parceiros que têm o objetivo de construir um Brasil com mais equidade e dignidade para todos. Por meio da filantropia estratégica, o MBM mobiliza recursos financeiros e investe em ideias, projetos e iniciativas que multiplicam o impacto positivo e impulsionam o desenvolvimento sustentável do País. Saiba mais: movimentobemmaior.org.br.

Sobre o BNDES  

Ao longo de seus 72 anos de história, o BNDES vem sendo o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do País. O Banco tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES também atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o País na transição justa para uma economia neutra em carbono. O Banco tem como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.

 

Créditos de imagem: Brenda Spinosa


ShareTweetShareShare

Leiam também

Projeto de Roberto Cidade aprovado na Assembleia torna obrigatória a notificação de acidentes domésticos com crianças e adolescente no Amazonas

Projeto de Roberto Cidade aprovado na Assembleia torna obrigatória a notificação de acidentes domésticos com crianças e adolescente no Amazonas

julho 2, 2025
0

Todas as unidades de saúde públicas e privadas deverão notificar de forma compulsória o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde...

Roberto Cidade solicita recuperação da AM-240, estrada vital para a economia de Presidente Figueiredo

Roberto Cidade solicita recuperação da AM-240, estrada vital para a economia de Presidente Figueiredo

julho 1, 2025
0

Atendendo à solicitação dos moradores da Vila de Balbina, em Presidente Figueiredo, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do...

Festival de Parintins 2025: Balanço do Procon-AM registra 40 estabelecimentos inspecionados

Festival de Parintins 2025: Balanço do Procon-AM registra 40 estabelecimentos inspecionados

julho 1, 2025
0

Ação também incluiu distribuição de placas informativas com os canais oficiais de denúncia para que os consumidores Durante a semana...

Governador Wilson Lima assina contrato para elaboração do projeto de modernização do Bumbódromo de Parintins

Governador Wilson Lima assina contrato para elaboração do projeto de modernização do Bumbódromo de Parintins

junho 30, 2025
0

Na primeira noite do Festival de Parintins, o governador destacou investimentos para garantir a grandiosidade do evento em 2025 O...

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima entrega 40 toneladas de alimentos para beneficiar 2 mil famílias de Anamã

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima entrega 40 toneladas de alimentos para beneficiar 2 mil famílias de Anamã

junho 28, 2025
0

Governo do Amazonas também entregou 200 caixas d’água de 500 litros e uma estação móvel de tratamento de água para...

Governador Wilson Lima inaugura nova estrutura de Telessaúde em Anamã e reforça atendimentos com unidades flutuantes

Governador Wilson Lima inaugura nova estrutura de Telessaúde em Anamã e reforça atendimentos com unidades flutuantes

junho 27, 2025
0

Entrega de telessalas integra o Saúde AM Digital; governador também destacou serviços em balsa hospitalar e Barco Hospital para o...

Next Post
Ícone de sino para notificações

Vídeo: fã de Maria Flor decora trabalho com fotos da filha de Virginia

Últimas do Metrópoles

PF indicia grileiros que usavam laranjas para fraudes no Incra

Grupo de grileiros fraudaram documentos do Incra que depois serviam para liberar terras a serem vendidas ou usadas para empréstimos [...]

“Ação orquestrada” teve 31 ataques a ônibus na Baixada em uma noite

Polícia não descarta que ataques no litoral tenham sido motivados por desafios na internet. Participação de menores reforça suspeita [...]

CAC morto em confronto com PMs era chamado de Sherlock Holmes de pets

Em entrevistas dadas à imprensa, Edilmar Pereira Lima, 49 anos, se apresentava com detetive particular especialista em encontrar animais [...]

Jovem que recebeu alta antes de morrer estava infartando há três dias

Camila Messias, 21, foi atendida e fez exames que constataram alteração cardíaca. Porém, a jovem recebeu alta, com diagnóstico de [...]

Por que a Faria Lima está preocupada com a eleição do PT

Em meio às eleições petistas, agentes do mercado financeiro temem guinada da política econômica do governo e desprezo ao arcabouço [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS