27 de outubro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Número recorde de títulos de terras indígenas concedidos no Peru por meio de processo inovador (comentário)

11/10/2024
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Número recorde de títulos de terras indígenas concedidos no Peru por meio de processo inovador (comentário)

  • Os títulos de terra provaram ser a forma mais eficaz de proteger as terras dos povos indígenas da desflorestação, com esses territórios a registarem uma redução de 66% na desflorestação, protegendo, portanto, estas florestas para as gerações vindouras.
  • Recentemente, 37 títulos de terra foram garantidos na Amazônia peruana em tempo recorde, entre junho de 2023 e maio de 2024, por meio de uma parceria entre duas ONGs e o governo peruano, utilizando um modelo inovador, de baixo custo e de alto impacto para agilizar o processo.
  • “Acreditamos que este modelo pode ser replicado em outras regiões da Amazônia e talvez até além”, escrevem os autores de um novo artigo de opinião.
  • Este post é um comentário. As opiniões expressas são dos autores, não necessariamente da Mongabay.

Num momento decisivo para os direitos dos povos indígenas no Peru, 37 títulos de terra foram garantidos na Amazônia em tempo recorde, de junho de 2023 a maio de 2024. Esta não é apenas uma vitória notável dos direitos à terra para a região, mas também marca um passo significativo no sentido de enfrentar as alterações climáticas, reivindicar a soberania e os direitos dos povos indígenas e defender os territórios contra ameaças externas.

Os títulos de terra provaram ser a forma mais eficaz de proteger as terras dos povos indígenas do desmatamento, com as terras tituladas sofrendo uma redução de 66% no desmatamento. A propriedade legal da terra permite que as comunidades indígenas responsabilizem os madeireiros e grileiros ilegais. Além disso, essas terras tituladas funcionam como uma zona tampão, protegendo os territórios indígenas adjacentes contra invasões. O desmatamento é uma preocupação global, mas para as comunidades indígenas do Peru, trata-se também de preservar o seu património, a sua cultura e a própria existência.

O processo de obtenção de títulos de propriedade varia de lento e burocrático a extremamente perigoso. No Peru, mais de 30 líderes indígenas foram assassinados nas últimas duas décadas por procurarem títulos para os seus territórios e o reconhecimento das suas terras ancestrais.

Uma parceria entre a AIDESEP, a Rainforest Foundation dos EUA e o governo peruano permitiu um modelo inovador, de baixo custo e de alto impacto para agilizar a titulação de terras comunitárias em tempo recorde. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.

A Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Floresta Tropical Peruana (AIDESEP) trabalha desde a década de 1980 para arrecadar fundos e fazer petições ao governo peruano pelo reconhecimento e titulação de nossas terras. No passado, trabalhávamos através de intermediários que forneciam apoio e orientação rigorosa no processo de titulação. Desde 2022, criamos uma nova estratégia em colaboração com a Rainforest Foundation US (RFUS), que forneceu apoio logístico, financeiro e técnico para testar uma nova metodologia para enfrentar este desafio. Tudo começou com um acordo de quatro anos entre a AIDESEP e o governo regional de Loreto, através do qual o governo concordou em contratar analistas de solo, advogados e especialistas em Sistemas de Informação Geográfica (GIS) para apoiar o processo de titulação. Em seguida, fornecemos ferramentas como mapas geoespaciais e tecnologia de satélite às comunidades indígenas que lideravam esse processo.

Nossa visão era clara: implementar um modelo de baixo custo e alto impacto para agilizar a titulação comunitária. Ao reimaginar as nossas interações com o governo peruano e ao fornecer tecnologia avançada diretamente aos monitores florestais indígenas, estabelecemos um modelo que muda o paradigma – não apenas acelerando a titulação de terras, mas também fortalecendo a capacidade das comunidades de proteger os seus territórios.

Veja relacionado: Direitos às terras indígenas e o impulso global para a privatização de terras

Líderes indígenas de diversas comunidades nativas se reúnem para comemorar o recebimento de títulos de suas terras ancestrais. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.
Líderes indígenas de diversas comunidades comemoram o recebimento de títulos de suas terras ancestrais. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.

O que há de mais inovador em nossa abordagem é a ênfase na consolidação territorial, que aborda a visão indígena para o nosso território. Historicamente, a titulação fragmentou as terras dos povos indígenas, reduzindo-as a parcelas menores e isoladas, o que significa que a paisagem do território indígena é construída através de um mosaico de títulos de propriedade. Isso nos torna mais vulneráveis ​​a ameaças de atividades ilegais. Não só somos mais capazes de proteger as nossas terras, mas também estamos mais alinhados com uma visão de mundo indígena, titulando as nossas terras desta forma e criando um território comum.

Além disso, esta metodologia tem implicações práticas. Não só fortalece as fronteiras legais das comunidades indígenas contra o desmatamento, mas também ajuda o governo ao negar espaço para operar aos atores ilegais. Estamos encorajados ao ver que a nossa abordagem à titulação, que antes demorava anos a produzir resultados, está agora a dar frutos em onze meses.

A expansão da titulação de terras para os territórios dos povos indígenas em toda a floresta amazônica cria um efeito em cascata que inclui a proteção da biodiversidade, o sequestro de carbono, o abastecimento de recursos hídricos e uma série de outros serviços ecossistêmicos considerados vitais em escalas ecológicas locais e globais. Esta é actualmente a estratégia mais eficaz para conter as alterações climáticas a curto prazo.

Detentores dos títulos de suas comunidades estão Apu Juan Jarana Pérez da comunidade de San Alberto de Morona, Apa Elizethy Cruz Ponciano da comunidade de San Jose de Yanayacu e Pedro Alcidez Pérez Peña da comunidade Sargento Lores de Camote Isla. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.
Detentores dos títulos de suas comunidades estão Apu Juan Jarana Pérez da comunidade de San Alberto de Morona, Apa Elizethy Cruz Ponciano da comunidade de San Jose de Yanayacu e Pedro Alcidez Pérez Peña da comunidade Sargento Lores de Camote Isla. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.

Olhando para o futuro, acreditamos que este modelo pode ser replicado em outras regiões da Amazônia e talvez até além. Mas ao celebrarmos este marco, lembremo-nos do seu verdadeiro significado: o nosso objectivo é, e sempre foi, fornecer e proteger estas florestas para as gerações que virão depois de nós. A diferença entre o nosso tempo e o tempo dos nossos avós é que agora temos as ferramentas e a estratégia para defender o que é nosso por direito.

Imaginamos um futuro onde as comunidades indígenas permaneçam unidas na recuperação das suas raízes, na defesa das suas terras e na definição dos seus destinos. Juntos, estamos trabalhando para tornar esse sonho realidade.

Miguel Guimaraes Vasquez é defensora dos direitos humanos ambientais do povo Shipibo-Konibo da comunidade nativa Flor de Ucayali e atualmente é vice-presidente da Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP) e anteriormente foi presidente da Federação das Comunidades Nativas de Ucayali e Afluentes (FECONAU). Wendy Pineda é Gerente Geral de Projetos da Rainforest Foundation US no Peru e é especialista em ferramentas de gestão territorial, empregando GIS, mapeamento, engenharia ambiental, sensoriamento remoto por satélite e gerenciamento de projetos para desenvolver ferramentas participativas e treinamento para comunidades que protegem suas terras ancestrais, e fez parceria com inúmeras organizações indígenas na Amazônia peruana no monitoramento comunitário. , etnomapeamento e transferências de tecnologia.

Áudio relacionado do podcast do Mongabay: Uma conversa sobre as novas formas como o sistema jurídico está ajudando a conservação e os direitos indígenas, como os direitos da natureza no Equador, ouça aqui:


Madeireiro peruano perde o selo FSC após último confronto com o isolado Mashco Piro

Mina ligada à Rio Tinto ainda não cumpre promessas aos pastores mongóis




ShareTweetShareShare

Leiam também

Governador Wilson Lima fortalece programa Melhor em Casa e amplia estrutura para atendimento domiciliar em Manaus

Governador Wilson Lima fortalece programa Melhor em Casa e amplia estrutura para atendimento domiciliar em Manaus

outubro 27, 2025
0

Com 800 pacientes atendidos e mais de 75 mil visitas realizadas em dois anos, programa é referência nacional em atenção...

Governador Wilson Lima entrega Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente do Amazonas

outubro 26, 2025
0

Obra inaugurada faz parte da comemoração pelos 356 anos de Manaus. Espaço é o único do país com gestão estadual...

Governador Wilson Lima entrega primeira etapa da rede de esgoto do Prosamin+ em Manaus

Governador Wilson Lima entrega primeira etapa da rede de esgoto do Prosamin+ em Manaus

outubro 25, 2025
0

Obra integra as comemorações pelos 356 anos da capital e beneficia 50 mil famílias na zona sul Fotos: Alex Pazuello...

Governador Wilson Lima inaugura o segundo Caic TEA e amplia o atendimento especializado a crianças com autismo em Manaus

Governador Wilson Lima inaugura o segundo Caic TEA e amplia o atendimento especializado a crianças com autismo em Manaus

outubro 24, 2025
0

Entrega do novo espaço ocorre na véspera do aniversário de 356 anos da capital amazonense Fotos: Arthur Castro e Diego...

Procon-AM, MPAM, e órgão da saúde do Estado reúnem-se para discutir protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Amazonas

Procon-AM, MPAM, e órgão da saúde do Estado reúnem-se para discutir protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Amazonas

outubro 23, 2025
0

Reunião extraordinária definiu medidas de fiscalização, campanhas educativas e a criação de um protocolo integrado para proteger a população contra...

Governador Wilson Lima dá início ao maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Amazonas em homenagem aos 356 anos de Manaus

Governador Wilson Lima dá início ao maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Amazonas em homenagem aos 356 anos de Manaus

outubro 21, 2025
0

A ação integra o programa Opera+ Amazonas e vai realizar 12 mil cirurgias até dezembro, com meta de 180 procedimentos...

Next Post
Wendy_Pineda_RFUS

Wendy Pineda, Rainforest Foundation EUA

Últimas do Metrópoles

Jheny Santucci desabafa sobre traição de Arthur Aguiar: “Eu mato”

A influencer Jheny Santucci, namorada de Arthur Aguiar, foi questionada sobre uma possível traição e respondeu se confia no amado; [...]

Luxo e infração: encontro de Ferraris e Lamborghinis acaba em multa

Os proprietários dos veículos foram abordados no momento em que participavam de um “encontro” em Balneário Camboriú, no Litoral Norte [...]

Homem que esfaqueou pescoço de motorista de app no DF se entrega

Fontes policiais confirmaram à coluna Na Mira que ele está sendo ouvido, neste momento, na 15ª DP. O crime ocorreu [...]

Fuchs admite cansaço do Palmeiras e confia em remontada contra a LDU

No último domingo (27/10), Palmeiras e Cruzeiro empataram em 0 x 0, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato [...]

Cientistas descobrem pegadas inéditas de dinossauros na Amazônia

Pesquisadores da UFRR identificaram fósseis de dinossauros carnívoros e herbívoros em Roraima, o primeiro registro do tipo na Amazônia [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS