Nos último sábado (10), o perfil no Instagram do prefeito de Tefé Nicson Marreira (UB) foi alvo de ataques sistematizados de seguidores com perfis falsos. A prática é feita para diminuir o alcance das publicações do prefeito, que vinha apresentando excelentes índices de alcance e novos seguidores nas últimas semanas. O ataque é realizado através de plataformas de compra ilegal de seguidores para Instagram, que estranha o número elevado de novos perfis e passa a diminuir o alcance das novas publicações postadas, prejudicando o desempenho do perfil.
Nicson Marreira, em seu primeiro mandato, vem liderando as pesquisas de intenção de voto e é o franco favorito a releeição em Tefé. A pesquisa mais recente, divulgada em Dezembro, indicou Marreira com 56% das intenções de voto, o dobro do seu principal adversário o ex-prefeito Normando Bessa (PV), que aparece com 26%. A sondagem foi realizada pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião.
O perfil do prefeito, que até sexta (09) tinha cerca de 12,5k seguidores, aumentou durante a madrugada para 21,5k seguidores. Acredita-se que o crimonoso tenha usado plataformas como o “impulsionegram” para realizar a compra. Tais plataformas adicionam seguidores para qualquer conta do Instagram, através de pagamento, sem analisar ou verificar se o comprador é o dono ou administrador perfil.
Em 2022, o deputado federal Amom Mandel também foi alvo do mesmo tipo de ataque apenas alguns dias antes das eleições, como tentativa de diminuir o alcance do parlamentar e prejudicar seu pleito. A tática não funcionou e Amom foi o deputado federal mais votado do Brasil naquele ano.
Segundo a assessoria de comunicação do prefeito Nicson, o ataque teve o mesmo objetivo. “A população vê as redes sociais do prefeito como uma das formas de se comunicar com seu mandatário. Lá elas encontram as obras, as ações e os discursos do seu gestor. Portanto, atacar as redes sociais do Nicson é, também, atacar o direito da população tefeense de ter acesso ao seu prefeito”
Ainda segundo a assessoria, medidas judiciais e administrativas já estão sendo tomadas para descobrir o autor dos ataques e leva-lo a justiça.
+++++++