11 de outubro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Artigos

Esse cara é o Bella

18/11/2023
em Artigos
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Esse cara é o Bella

Nascido em Buritirana-MA, o filho de dona Bella, até rapazote, atendia pelo nome de Mundico da Bella. Depois, homem feito, de barba e bigode, subtraíram-lhe o “da” e ficou apenas Mundico Bella, um claro sinal de que cumprira o rito de passagem da meninice para a vida adulta, prova de que largara a basta da saia da mãe, que agora vestia camisa para ir às partes, além de tornar-se um bom vendedor de tacho para as quebradeiras de coco. E assim correu os sertões maranhenses, atravessou matas de babaçus, onde, o seu rastro, era cheirado por onças famintas.

Nos anos sessenta do século passado, Mundico Bella migrou para a pacata Miracema do Norte, situada, à época, no então norte de Goiás. Ali, fez seu nome ao se eleger em cinco mandatos consecutivos para a Câmara Municipal.Tantas eleições vitoriosas, só se consegue com a arte da persuasão. O Bella, assim chamado no dia a dia, era a bondade em pessoa. Aposentava velhos, internava doentes, pegava em alça de caixão, dançava forró, empurrava caminhonete gaseira de bateria fraca, tinha paciência com bêbados, flertava com as muito feias e tomava emprestado do pobre para ajudar o mais pobre ainda etc. Era um Robin Hood à sua maneira. Não fazia nada por interesse eleitoreiro, mas suas boas ações lhe traziam votos aos borbotões. Se praticou o curandeirismo social, não o fez por maldade. Era um filantropo nato e também, conceitos mais sofisticados, como o da inclusão social, nem sabia que diabo era. O que conta é que seu coração era bom.

No segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, o FHC, houve a crise energética do apagão, oficializada em 2001. Os reservatórios das hidrelétricas brasileiras baixaram assustadoramente.
Entretanto, no recém-nascido Estado do Tocantins, o Governador José Wilson Siqueira Campos tinha montado um consórcio que tocava a todo vapor a construção da hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, popularmente conhecida como Usina de Lajeado, obra tocada entre 1998 e 2002, na divisa dos municípios de Miracema do Tocantins e Lajeado-TO, no caudaloso Rio Tocantins. Em virtude da crise, a obra era esperada com muita expectativa.

Nesse cenário, em 2001, a bancada de Deputados Federais do Estado do Tocantins, junto com o prefeito de Lajeado-TO, Júnior Bandeira, foi despachar em audiência com o presidente FHC. Em pauta, a hidrelétrica em construção, etc.

Terminada a parte formal da audiência, a última do dia, FHC, um tipo descontraído, começou a conversar sobre coisas corriqueiras com os presentes. Júnior Bandeira, o prefeito, de olho no futuro, viu ali uma oportunidade política para entrar na cabeça do todo poderoso FHC e com desenvoltura fez o seguinte relato:

“Presidente, lá em Miracema do Tocantins, município que faz divisa com o meu, tem um certo vereador, sujeito desenrolado… tudo indica que vai se reeleger. É o Bella. Veja bem, presidente, pela nossa maneira de fazer política é natural que os candidatos a prefeito coloquem um dinheirinho na mão dos candidatos a vereador em dia de comício, para eles, depois dos discursos, na hora do bem-bom do forró, pagarem pinga para os eleitores. E, naquele dia, o locutor já estava convocando os candidatos para compor o palanque, mas o Bella, sempre rodeado, dava um sinal ‘pera aí’, com a mão, para um sujeito que acenava, meio de longe, levando o dedo indicador aos lábios, em sinal de que queria falar com ele.

Só que, de repente, o locutor chamou o Bella e ele subiu na carroceria do caminhão, improvisada como tribuna, sem atender o eleitor que lhe sinalizava. Este, desapontado, começou a beber pinga e a reclamar para um parceiro que o Bella teria cometido uma desfeita, a de não o atender e lhe dar satisfação sobre os cinco reais que prometera. Aí, o maldoso companheiro que o acompanhava, deu-lhe corda: Vá lá para perto, fica quase batendo a testa nas canelas dos candidatos… e no momento em que derem a palavra para o Bella, você o cobra bem alto.

Quando, então, o Bella começou o seu bonito discurso, sempre enfatizando a parceria antiga entre ele e o candidato a prefeito Sebastião Borbba Santtos, explanando, inclusive, sobre os projetos que tinha para apresentar na Câmara, lá de baixo, de frente aos seus pés, veio a fala gritada: É Bella, mas tu me deu o cano! Houve aqueles eternos cinco segundos de silêncio causados pelo impacto da afronta. Antes, porém, que algum gaiato desse um grito ou um assobio e tentasse puxar uma vaia, Bella reagiu: Sim! dei o cano, dei as telhas, dei os tijolos, dei o cimento e, se você tá esmorecido, Jeremias, na segunda-feira, bem cedo, reúne a vizinhança que eu vou lá, pessoalmente, organizar um baita mutirão. O povão, aliviado, porque viu o seu líder se safar com um bonito improviso…

O povão, feliz e agradecido, irrompeu em gritos e aplausos, satisfeito pela saída repentina e inteligente de um Bella, que por um triz não ficou acuado.

“Mas esse Bello existe? Isso não é piada?” Perguntou FHC.
“Não presidente, aconteceu e o nome dele é Bella, Mundico Bella.”
FHC, risonho e pensativo, completou: “Eu preciso conhecer esse cara.”

+++++++

JOSÉ EPIFANIO PARENTE AGUIAR

Sou um Baby Boomer, portanto um véi esquisito para as gerações X, Y, Z e um monstrengo para a geração Alfa.

 

 

Tags: Artigo
ShareTweetShareShare

Leiam também

UMA SANTA ONIPRESENTE

UMA SANTA ONIPRESENTE

setembro 15, 2024
0

Nos anos 50 do século passado, João Gualberto e Onezina Bandeira, provenientes do Maranhão, estabeleceram-se em Miracema do Norte-GO e...

A BR 319 precisa de inteligência jurídica

A BR 319 precisa de inteligência jurídica

setembro 1, 2024
0

Por Juarez Baldoino da Costa (*) A BR-319 precisa que a AGU ou qualquer entidade interessada, na busca pelo destravamento...

EITA FRUTA BOA

EITA FRUTA BOA

abril 3, 2024
0

A vila Tatú-Bola, no sul do estado do Maranhão, formada no final do século XIX, viria a ganhar status de...

A ONÇA TÁ COMENDO AS VACAS

A ONÇA TÁ COMENDO AS VACAS

março 18, 2024
0

Wilames da Costa e Silva, bem-nascido, em 1924, na cidade de Tocantinópolis-TO, "Terra do Padre João", foi criado em Balsas-MA,...

Encanto Quebrado

Encanto Quebrado

fevereiro 10, 2024
0

"Ela finge que não sabe que eu sei e eu finjo que não sei que ela sabe que eu sei....

A Canja

A Canja

janeiro 27, 2024
0

Ilca, nascida por mãos de parteira - lá nos anos cinquenta - em uma família de gagos da zona rural...

Next Post
Teatro Amazonas recebe 16ª edição da Mostra Interarte neste domingo

Teatro Amazonas recebe 16ª edição da Mostra Interarte neste domingo

Últimas do Metrópoles

Ídolo do Flamengo exalta momento de Rossi: “Trabalho excepcional”

Ex-goleiro do Flamengo, Júlio César não poupou elogios às atuações de Agustín Rossi, atual titular da meta rubro-negra [...]

Dança dos Famosos: saiba quem são as duplas que vão para a repescagem

A coluna descobriu, com exclusividade, os participantes que não ficaram bem classificados esta semana no quadro do Domingão com Huck [...]

Ossada e bolsa encontradas: mulher denunciou traficante antes de sumir

Segundo a polícia, Aline Lourenço era usuária de drogas e teria denunciado um homem que vendia substâncias ilícitas. Ele acabou [...]

Angelina Jolie passou perrengue financeiro após divórcio de Brad Pitt

Brad Pitt entrou na Justiça contra Angelina Jolie após a venda de uma vinícola francesa onde o casal morava com [...]

Saiba quem é advogado que ficou “bebaço” e rasgou rosto de funcionário

Adonis Martins Alegre, 35 anos, é do Rio Grande do Sul e estava no DF para participar de uma festa. [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS